Desenhando Carros(Primeiro Post com imagens)

27-10-2010 18:58

o post irá ser instrutivo. Nele será possível ter uma noção de como fazer desenhos de carros, no estilo de sketch. Para quem não sabe o que significa esse termo, ele vem do inglês e significa esboço, rascunho. É a partir dos sketchs que as grandes empresas, ou os construtores de carros únicos, se baseiam na hora de formar o projeto final do veículo. Um designer que tem vários trabalhos conhecidos e que partem de sketchs, depois é feita a renderização (pintura) é o mestre Chip Foose.

Abaixo seguem alguns exemplos de sketchs e seus produtos finais:

Chevrolet Prisma

Chevrolet Vectra GTX

VW Gol

Estes são alguns exemplos de carros que saíram de desenhos em pranchetas para as ruas. Ficou interessado em aprender como fazer desenhos assim? Neste post irei postar uma técnica simples para que você possa iniciar na arte do desenho automobilístico. É uma técnica chamada overlay, onde os traços base do carro são pegos de um modelo já existente, e depois é apenas feito um trabalho de design em cima do volume criado.

O modelo inicial vai ser baseado numa BMW M3 CSL.  Primeiramente vamos escolher uma foto para iniciar nosso projeto. Escolha fotos que mostrem sempre 2 ângulos do carro (frente e lateral ou traseira e lateral), pois assim você poderá trabalhar melhor sua noção de espaço, profundidade e proporção, além de fazer uma perspectiva muito melhor do modelo.

Escolhida a foto, agora vamos colocar uma folha de papel por cima da foto principal e desenhar as linhas base, no caso as rodas, pneus, vincos, centro do capô, etc. Assim estaremos delimitando os eixos X, Y e Z  do volume, ou no caso nosso carro. Repare abaixo como os traços são sempre feitos nas bases dos principais pontos do veículo. É delimitado assim o espaço da dianteira, da traseira, altura do veículo, tamanho de portas, etc.

O passo 3 será o momento em que iremos remover a foto base.

IMPORTANTE: Remova a foto depois que você tiver certeza de já ter marcado os principais pontos do carro. Seu desenho irá ficar como a imagem abaixo:

Após o carro estar com as linhas guias já demarcadas, basta você iniciar o processo criativo, no exemplo abaixo foram adicionados os faróis dianteiros, entradas de ar no pára-choque, vincos laterais, mas sempre lembrando que as linhas guias deverão ser respeitadas, pois assim você irá trabalhar sempre com proporção, o que é muito importante quando trabalhamos com desenhos em 3D. Se for reparado no desenho abaixo, o teto foi rebaixado e a traseira um pouco encurtada, mas as novas linhas são sempre paralelas às originais, seguinte assim os traços previamente demarcados.

Por fim, apagamos as linhas guias e demais “rabiscos” que fizemos no desenho e conferimos o resultado final. É interessante sempre trabalhar com um ponto único de “iluminação” assim as sombras sempre ficaram no lado oposto desta fonte de luz. Repare as sombras nos vincos e nas entradas de ar do pára-choque dianteiro. Nota-se nitidamente que a fonte de luz estava localizada no canto superior esquerdo da cena. E claro para finalizar, não se esqueça de adicionar um chão. :mrgreen:

Ilustrado um exemplo de sketch, agora você só precisa ir treinando durante um período usando esta técnica. Assim quando você já estiver craque em proporções e perspectivas você poderá partir para o passo 2, que é desenhar sem linhas de base. E este provavelmente será nosso próximo post. Se você tiver feito algum modelo e quiser mostrar para todos verem, basta postar o link de seu sketch nos comentários abaixo. Com certeza todos iremos apreciar. Espero que tenha gostado.

—————

Voltar