Guia Fifa 16 Pro Clubs

05-01-2016 21:40

               

Em geral, para se dar bem nesse modo de jogo, é preciso saber jogar pelo time e pensar além do gol, fazer as jogadas que tem mais chance de acertar. Um exemplo é o passe em profundidade pelo alto, tente evitar ao máximo a jogada, sendo que a chance de sucesso é pequena. Por isso, fazer o simples muitas vezes é a melhor opção.

Jogar partidas improvisadas pode ser muito chato quando os seus companheiros de time prendem muito a bola, não tocam ou ficam driblando o time adversário sem objetivo algum, dessa forma é interessante participar de algum time para jogar partidas de liga com jogadores que joguem de maneira inteligente.

Entrar em qualquer time também pode ser frustrante, então se não tiver amigos jogando este modo de jogo, é aconselhável procurar times em páginas de redes sociais ou mesmo em comunidades do próprio console.

*Uma dica importante e para todas as posições é não utilizar o botão de corrida quando não houver necessidade, dessa forma poupa-se o fôlego do jogador e o mesmo não fica cansado antes do fim da partida, o que pode prejudicar muito.

*Ficar de olho nos jogadores controlados por pessoas, porque estes costumam pedir a bola para a máquina. Dessa forma, pode-se prever o passe e interceptá-lo.

*Quando o goleiro do time adversário é manual, o mesmo tentará prever o seu chute para agarrá-lo com mais facilidade, por isso tente ser imprevisível e pegá-lo de surpresa quando estiver mal posicionado (por exemplo, se ele achar que o chute será no seu canto direito, ele pode acabar indo um pouco mais para o canto direito e, dependendo da posição do atacante, chutar no outro canto é a melhor opção).

Goleiros

                      

Por ser uma posição mais difícil de se jogar no pro clubs, as dicas de goleiro demandam uma abordagem um pouco diferente das outras e, por consequência, mais detalhada.

No momento em que for criar seu jogador no pro clubs, deve-se optar por um dos dois estilos de goleiro disponíveis: o acrobático e o tradicional. Este, proporciona ao goleiro segurança no momento das defesas, evitando que a bola seja espalmada de qualquer maneira. Além disso, tanto o posicionamento quanto a reposição de bola são melhores. Enquanto isso, o goleiro acrobático tem um pulo melhor e tem uma reação mais rápida aos chutes. Dessa forma, pode-se dizer que ambos são bons e fica a critério do jogador optar por algum dos estilos.

Quanto a altura e o peso do goleiro, é recomendado que o jogador escolha uma altura e um peso que não prejudiquem muito o impulso e o equilíbrio. Por exemplo: com 1,94 e 91kg, nem o impulso nem o equilíbrio são prejudicados, além de ter uma altura adequada. Ao diminuir o peso e a altura para 1,86 e 81kg, o goleiro tem melhor impulso e equilíbrio, mas a altura não é adequada para realizar algumas defesas.

Botões mais usados:

  • L1: faz com que o goleiro se posicione automaticamente para proporcionar uma defesa melhor, considerando que um bom posicionamento resulta numa maior facilidade para chegar na bola.

  • Analógico direito ou X + analógico esquerdo: o goleiro salta. É sempre recomendado que se direcione o analógico na direção da bola para evitar aqueles "frangos".

  • Triângulo: saída do gol. Ideal para se usar em escanteios ou quando o atacante ficar cara a cara com o goleiro. Nesse momento é preciso que o jogador verifique se não existe alguma opção de passe perigosa e, nesses casos, o goleiro precisa decidir o que fazer rapidamente.

 

Dicas: não espere a bola sair do pé do atacane para pular, o gleiro pode demorar e falhar. É preciso antecipar os lances. Em alguns casos é interessante soltar o L1 para se movimentar com o analógico esquerdo e antecipar uma jogada. Antecipar muito pode fazer com que o goleiro trave. Procure antecipar se tiver certeza da finalização do atacante.

Zagueiros 

                       

Para os jogadores que escolheram atuar nesta posição, é importante destacar alguns pontos importantes para ter um bom desempenho. Em primeiro lugar, sempre é preciso ficar de olho na linha de impedimento para evitar dar posição para atacantes do time adversário passarem pela defesa com facilidade. Além disso, não dar o “bote” em áreas muito longe da sua área, esta é a função dos volantes ou meio campistas dependendo da formação.

Características: É recomendado que sejam altos e fortes para tirar a bola com facilidade, sejam aéreas ou rasteiras, por isso, uma altura próxima de 1,81 e peso de 81 ou 90 kg é o ideal.

Laterais 

                      

A função dos laterais pode incluir ir até a área do time adversário para realizar cruzamentos vez ou outra, mas nesses casos é importante que algum outro jogador do meio campo recue para evitar contra-ataques. Na defesa, os laterais devem sempre procurar evitar os passes em profundidade do outro time, seja marcando o atacante de perto ou prevendo o passe e correndo na direção da bola.

Características: A velocidade pode ser um diferencial para tomar a bola do adversário aqui, mas ainda assim é importante superá-los nas jogadas aéreas e ter um porte um pouco maior. Dessa forma, recomenda-se uma altura próxima de 1,76 e 81 kg

Meio campo 

                       

As funções no meio campo variam muito conforme a escalação que o seu time optar. Os volantes são responsáveis pela marcação recuada, mas não tanto quanto os zagueiros. São eles que devem dar o bote um pouco mais avançado e prever os passes dos jogadores no meio campo. Eles raramente devem passar muito do meio campo, e devem retomar a posse de bola com rapidez para um contra-ataque rápido e efetivo. Erros de passes destes jogadores são extremamente perigosos e podem prejudicar muito o time inteiro, por isso jogar nesta posição não é tarefa fácil. As demais posições requerem uma visão de jogo aprimorada para visualizar as jogadas com facilidade e realizar os passes com perfeição para dar aos atacantes oportunidades de marcar gols. Algumas vezes o chute pode ser uma boa opção, por isso estes jogadores devem saber quando chutar colocado e quando chutar com força para obter maiores chance de marcar; ou mesmo quando o chute não for uma boa opção, se os atacantes estiverem marcados e perto do goleiro, o mesmo é interessante por conta do rebote, o goleiro pode espalmar o chute e a bola acabar sobrando nos pés do seu atacante.

Características: Para os volantes, recomenda-se 1,76 ou 1,81 e 81 ou 90 kg. Os outros, 1,73 e 81 kg.

Atacantes

                       

Saber o momento de finalizar a jogada e o de tocar a bola é fundamental para o time. Esta é uma função muito importante, considerando que não adianta todos trabalharem a bola corretamente se a finalização da jogada está acontecendo em momentos errados ou de maneira equivocada. Assim como os meio campistas, é necessário saber quando chutar colocado e quando chutar com força para aumentar as chances de gol. É senso comum que sua função é fazer gols, mas pode ser que em determinados momentos seja necessário apenas puxar o marcador para deixar seu companheiro livre para fazer o gol.

Características: Depende do objetivo, caso seu atacante seja focado em fazer gols de cabeça, é recomendado 1,86 e 81 ou 90 kg. Caso contrário, 1,73 ou 1,76 e 81 kg.

Escalação

Não existe uma melhor escalação, ela depende muito do estilo de jogo dos jogadores do time e de quão bem eles desempenham uma determinada função. Por exemplo, caso os laterais do time não estejam dando conta de acompanhar a marcação e prever os passes, deixando muitas vezes os atacantes livres, é interessante testar uma formação com 5 zagueiros. Colocar escalações com 2 meias centrais e um volante em times que nenhum deles volta para marcar também é um erro comum.

 

Evoluindo seu jogador

É importante lembrar que as vezes é interessante ter em mente completar algum êxito durante a partida para aprimorar suas habilidades. Além disso, caso tenha nível suficiente, no catálogo estão disponíveis para compra alguns itens que melhoram suas habilidades

—————

Voltar