Historia do Salão do Automovel

27-10-2010 18:51

A história do Salão do Automóvel praticamente se confunde com a do início da indústria automobilística no Brasil. O espírito empreendedor de Caio de Alcântara Machado percebeu muito cedo - somente quatro anos após a implantação da indústria no país - que o automóvel tinha se tornado uma realidade irreversível para o brasileiro. Idealizado em 1959, foi montado pela primeira vez em 1960 e durou 16 dias. Ele teve organização da Alcântara Machado Feiras e Promoções e patrocínio da Anfavea - Associação Nacional dos Fabricantes de veículos automotores. Sua realização foi a manifestação da primeira fase de grande expansão da indústria automobilística no Brasil e respondeu à necessidade de promoção efetiva dos produtos de um setor ainda insipiente e carente da confiança do país.

A primeira edição, em 1960, causou um grande furor em termos de público para a época. Diariamente mais de 400 mil pessoas faziam filas intermináveis no Pavilhão da Indústria e do Comércio do Parque do Ibirapuera para ver as grandes vedetes do momento: Fusca, Dauphine, Simca Chambord, Aero Willys, FNM 2000 JK, e o minúsculo e estranho Romi-Isetta. Por mais extravagante que possa parecer: o Romi-Isetta tinha somente uma porta frontal. Eram 12 fabricantes, mais alguns temerários brasileiros se arriscando a mostrar seus experimentos, que faziam a alegria dos presentes. Essa euforia permanece até os nossos dias. Só que agora, em proporções globais.

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